Como saber se sua equipe está motivada

O que fazer, como manter o engajamento e a produção elevada

 

Ter uma equipe desmotivada prejudica diretamente a produtividade e os resultados das empresas. E existem sinais claros que ajudam a identificar quando existem colaboradores desmotivados.

A identificação de que, de fato, existem colaboradores desmotivados é extremamente importante para o correto entendimento sobre como fazer ajustes necessários e aprimorar outras questões que aparecem, invariavelmente, como consequência de outros problemas internos da organização.

A Yetz, uma das principais incentivetechs do país, traz aqui alguns pontos que podem ajudar a identificar a existência de colaboradores desmotivados e possíveis sugestões de como mudar esse cenário corporativo:

Queda no rendimento e nível de qualidade do trabalho

É importante ficar atento à estabilidade e constância na entrega dos trabalhos. Colaboradores que sempre desempenharam bem e passam a entregar seu trabalho com menos qualidade do que costuma fazer e render menos, podem apontar claramente para um quadro de desmotivação profissional.

Para intervir positivamente em situações como essas, é preciso oferecer oportunidades de aprendizado que possam levar a um real crescimento profissional. Dessa forma, os colaboradores passam a perceber uma empresa interessada em promover esse crescimento e isso só acontece quando há reconhecimento corporativo sobre a importância desses profissionais.

Indiferença na realização das atividades

Não perceber relevância no trabalho que executa e entrega, faz com que gradativamente o colaborador passe a entregar de forma quase automática, sem que haja um olhar crítico e com pouca atenção aos detalhes. Entrar no piloto automático pode ser perigoso, na medida em que, ao não perceber mais a importância das suas atividades, colaboradores podem acabar perdendo o interesse em permanecer na companhia.

A empresa atenta, em situações como essa, pode passar a propor novos desafios a esses colaboradores, tirando-os da zona de conforto, e incentivá-los na realização do que está sendo proposto.

Conflitos frequentes

A desmotivação e insatisfação profissional pode ser percebida na medida em que colaboradores passam a entrar em conflitos constantemente. Esse tipo de atitude pode apontar para uma situação de desconforto no ambiente de trabalho e invariavelmente acontecem quando há um alto nível de estresse na equipe, seja em períodos de alta demanda ou pela falta de uma boa gestão, planejamento e distribuição das tarefas dos colaboradores.

Solução para engajamento: um bom programa de incentivo

A companhia que não tem implementado um bom programa de incentivo, pode deparar-se com uma equipe de colaboradores altamente desmotivados e muito pouco engajados.

Empresas que adotam uma política de campanhas de incentivo contínuas e regulares, com uma gestão de resultados e distribuição de pontos que valem prêmios, de forma clara e acessível, colabora para a criação e manutenção de um ambiente de trabalho mais saudável, com alto nível de satisfação, engajamento e motivação da equipe, o que garante resultados e a retenção de talentos.

A Yetz possui plataformas variadas para programas de incentivo e engajamento de equipes e trabalha em parceria com empresas de todo porte e perfil, ajudando a alcançar resultados e manter um alto nível de satisfação corporativo.

65 thoughts on “Como saber se sua equipe está motivada

  1. child porn says:

    I also run a site and if you want to ever serious in a little bit of guest writing for me if possible feel free to let me know, im always appear for people to test out my site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *