Engajamento: o desafio dos gestores e do RH

Como a liderança das grandes corporações conseguem manter uma equipe motivada e engajada

A cultura organizacional, o propósito da companhia e de suas marcas, a liderança, a avaliação de desempenho e a remuneração alguns dos fatores que influenciam na motivação e no engajamento das equipes, e, via de regra, estão ligados diretamente à produtividade.

Mas o grande desafio é que nem sempre o que motiva e engaja um grupo de colaboradores, acaba motivando e engajando outro. A estabilidade no emprego, o investimento em inovação e tecnologia e a razão de existir de empresas e marcas sempre despertaram o interesse, motivaram e engajaram, ou não, as diferentes gerações.

Para os Baby Boomers, geração que surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial o que mais motivava era um emprego fixo e estável. Pessoas desse grupo, que chegaram a ocupar a diretoria ou gestão de empresas, acabaram por esbarrar com as novas gerações e o choque de cultura, realidade e ideais, acabaram por gerar conflitos nas companhias. Para eles, liderança sempre esteve ligado ao comando e controle das pessoas e situações e a maioria não lidou bem com a inovação tecnológica.

A geração seguinte – a X – foi a geração do questionamento. Nascidos no final dos anos 60, profissionalmente se mostravam inseguros quanto à perda do emprego para os jovens entrantes no mercado de trabalho. A motivação vinha dos cargos e salários, sendo bastante comprometidas com os objetivos da empresa. A tecnologia da época fazia parte da vida deles desde cedo, por isso lidavam bem com ela.

Para os Millennials, nascidos entre 1980 e 1994, também conhecidos como Geração Y, passou a fazer parte do rol de motivações o propósito e a coerência das companhias e suas marcas. Por ter sido a primeira geração a usar a internet, essa geração apresenta uma busca constante pela informação e o conhecimento. Apressados e com grande ambição, sempre quiseram ter rápido crescimento profissional e rapidamente alcançar cargos de liderança, o que passou a ser forte componente motivacional para eles.

Já para os mais jovens, nascidos entre 1990 e 2000 e conhecidos como geração Z, são profissionais que buscam alcançar maior flexibilidade no trabalho, tem como foco a inovação e procuram trabalhar em empresas que proporcionem qualidade de vida e novas oportunidades, mais que salários e remunerações.

Portanto, a história nos mostra que conhecer profundamente os fatores motivacionais pode alavancar os resultados individuais e coletivos da companhia. E você, sabe o que motiva suas equipes?

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