O PODER RESIDUAL DAS PREMIAÇÕES

As campanhas de marketing de incentivo como memórias permanentes e significativas

 

 

Para melhorar o engajamento e a produtividade dos colaboradores, as empresas brasileiras têm investido cada vez mais em campanhas de marketing de incentivo, com metas e premiações pautadas pelo desempenho dos colaboradores. Somente no Brasil, a movimentação estimada do setor de Marketing de Incentivo é de 9 bilhões ao ano. Segundo estudo realizado em 2019 pela AMPRO — Associação de Marketing Promocional, 98% dos 407 gestores entrevistados reconhecem a eficácia das premiações na melhoria direta do desempenho dos colaboradores. Mas afinal, como promover uma boa campanha de incentivo e desfrutar de todos os benefícios que elas têm para oferecer? O segredo pode estar na forma de premiar.

Além de reconhecer e motivar, boas estratégias de marketing de incentivo possuem o poder de engajar e motivar colaboradores. Quando bem planejadas, as campanhas auxiliam no desenvolvimento do espírito de pertencimento, incentivam o trabalho em equipe, compartilham metas, resultados, diminuem o turnover das equipes e reconhecem conquistas pessoais e de grupo. Elas também possuem um papel importante na criação de uma cultura corporativa, essencial para a produtividade.

Para concretizar as estratégias de marketing de incentivo é necessário, antes de mais nada, o planejamento de uma campanha.  É preciso criar processos de gestão, boas práticas e acima de tudo, conhecer bastante o público dessas campanhas, essa é maneira mais eficiente de entregar prêmios que criem residual memorável. Assegurar que os prêmios possuam relação com o perfil dos colaboradores é fundamental para o sucesso e o engajamento das campanhas.

As formas de premiação podem variar bastante, abrangendo cupons de restaurantes até viagens internacionais, o importante para sua campanha é que os prêmios marquem a memória dos participantes. De bens duráveis a bens de consumo, todos podem possuir efeito residual, que perduram na lembrança mesmo após o término da campanha. Um exemplo clássico são as premiações em forma de viagem, bastante populares, que oferecem a chance de visitar outros lugares, criando memórias permanentes e significativas para os premiados, que muitas vezes podem compartilhar esses momentos com familiares ou amigos. Cursos, capacitações e formações também são ótimos exemplos de como as premiações podem ser marcantes e impactar de forma duradoura e positiva na vida dos premiados.

Seja para comemorar momentos e datas especiais, com vouchers e cupons de desconto em restaurantes, até oferecer uma bolsa de estudo para formação universitária, o fato é que as premiações e campanhas bem pensadas possuem a capacidade de marcar a vida dos contemplados, impactando de maneira positiva e permanente em suas histórias de vida.

A forma de premiar também merece destaque. Cada vez mais as empresas buscam soluções de recompensas para que todos os perfis e gostos sejam contemplados nas campanhas de incentivo, promoção e relacionamento, afinal, nem sempre o prêmio ideal para alguém é igualmente satisfatório para outras pessoas.

Pensando justamente em atender a multiplicidade de perfis, a Yetz criou o conceito de democratização da premiação, no qual o usuário final participa ativamente no processo de escolha de sua própria recompensa. Com prêmios democráticos, os premiados podem escolher os próprios prêmios. Esse conceito traz mais flexibilidade, assegurando a satisfação e a criação de memórias prazerosas, afinal, não há ninguém melhor do que a própria pessoa presenteada para saber o que ela gostaria de ganhar.